A I Residência Artística: Pousos e Pausas, se propôs a reunir sete convidados artistas/pesquisadores de diferentes linguagens que realizavam trabalhos com intervenções, performance, literatura, pesquisa com som e vídeo-arte para compartilharem seus trabalhos e seus processos criativos com jovens artistas/realizadores da cidade de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, em processos de formação. Com o objetivo de explorar conexões destas diferentes linguagens para propor intervenções urbanas como forma de ativar/tencionar a ocupação dos espaços da cidade, que ao final do projeto se tornaram em uma exposição e um catálogo-zine reunindo os trabalhos que foram feitos durante as primeiras etapas de execução deste projeto. 


Refletimos sobre esses espaços na cidade, seus usos, seus fluxos e como as formas de atuação artística podem interferir nas relações arte-espaço-corpo-imagens, nas relações que emergem na cidade em lugares de troca, de convivência, lugares de memórias e esquecimentos.


Este projeto foi aprovado no X Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com a realização do coletivo Casa Algueiro e a parceria da Produtora Cultural Ressonância Preta e contou com a parceria de artistas locais e do estado do Ceará para a construção de momentos de formação, o projeto foi realizado durantes os meses de Dezembro de 2017 a Março de 2018.


Os momentos de formações foram realizados em formas de oficinas e vivências, ocorreram durante os meses de dezembro de 2017 a março de 2018, na cidade de Quixeramobim. Um projeto de formação artística e cultural envolvendo a ocupação da cidade. Foram realizadas sete oficinas, dentre elas a oficina de Yoga – movimento do corpo, Vivência de Meditação, a Oficina de Criação literária intitulada “Ocupação Poética: Movimentos possíveis”. Uma Vivência de mandalas – estética dos desenhos e técnica de pinturas –, realizamos também oficinas de construção de narrativas em audiovisual e oficina de colagens como processo de composição visual.


A partir dessas oficinas, foram produzidos materiais físicos e digitais que foram exibidos no formato de exposição guiada e interativa. Vídeos, fotografias, desenhos de mandalas, músicas, leitura de poemas foram algumas das atividades e mídias incorporadas pelo processo de apresentação idealizado pela equipe. 

4.png
3.png
3.png
instagram.png
Youtube-logo-vector-PNG-removebg-preview.png

Realização:

ALGUEIROCHANFRADO (1).png

Parceria:

logookrp.png

Apoio:

BARRA LEI SELO LOGOS CORES_Horizontal.png